Apresentação |
O III Seminário Appaneano e Extensionista Florada no Carste do Alto São Francisco irá ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2025, no IFMG campus Arcos, apresentando e debatando temas acerca das articulações possíveis entre a estrutura multicampi do IFMG frente aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região Centro Oeste de Minas, com um olhar socioambiental e histórico sobre a cadeia produtiva do calcário.
A geologia regional do Carste do Alto São Francisco e sua exploração econômica determinam parte dos APLs da área de influência dos quatro campi do IFMG, instalados na região Centro Oeste de Minas, sobretudo no que tange a cadeia produtiva do calcário e derivados. Os campi Arcos, Bambuí, Formiga e Piumhi estão situados exatamente na borda perimetral da litologia calcária. Contudo, a extração por lavras a céu aberto e demais etapas dos processos de beneficiamento desse recurso mineral acontecem sobre uma estrutura de condutos subterrâneos que compreende a maior concentração de cavernas carbonáticas do país (por enquanto são mais de 3.300 cavidades). Do ponto de vista da fisiologia da paisagem, além de suporte para a exuberante biodiversidade da fitogeografia da zona de transição da Mata Atlântica com Cerrado, a litologia carbonática age como uma esponja capaz de armazenar água para as nascentes das bacias hidrográficas nacionais dos rios Grande e São Francisco. A área destaca-se ainda por ser um consagrado berço de rico patrimônio espeleológico e arqueológico nacional, com sua ocupação humana inicial datando de 12.000 anos, Por essas razões, o Carste do Alto São Francisco é classificado como área prioritária pelo Plano Nacional de Conservação de Cavernas (PAN Cavernas do Brasil do ICMBio/CECAV).
Neste contexto, em 2023, foi realizado, em Formiga, o Seminário Appaneano Florada no Carste do Alto São Francisco, idealizado pela ONG APPA. Esse episódio permitiu o reencontro dos professores de geografia dos campi Bambuí e Formiga, que aproveitaram a oportunidade para estabelecer uma parceria do IFMG com a referida ONG ambientalista. Dessa forma, foi realizada a segunda edição do evento, no campus Bambuí, em 2024, como produto de um projeto de extensão multicampi, com apoio do Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologias Ambientais. Desde então, a parceria está em processo de maturação, com publicação de trabalho em congresso internacional, elaboração de uma revista e com a construção da terceira edição do nosso evento extensionista, a ser realizada em setembro próximo, no campus Arcos.
Assim convidamos toda a comunidade dos municípios inseridos na região do Carste do Alto São Francisco para participar do III Florada no Carste, nos dias 18,19 e 20 de setembro de 2025, no IFMG campus Arcos, de acordo com a programação em anexo. |